sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Memória da militância - A luta pelo Passe Livre


Macedo de Moraes e Ivan Machado no calçadão de N. Iguaçu, Taffarel observando

Essa imagem remonta um momento de nossas vidas em que militância e arte eram inseparáveis para muitos de nós na Baixada Fluminense.  Era 1998 e a luta pelo Passe Livre para os estudantes da Rede Pública de ensino movia a sociedade da época. Um ano antes de promulgada a Emancipação de Mesquita, era em Nova Iguaçu o local onde as manifestações aconteciam. Ao fundo, Taffarel, ainda estudante do “Segundo Grau” e ponta de lança do movimento que mobilizava milhares de jovens, adolescentes e crianças do Município mãe. Na condição de arautos de tudo que poderia representar liberdade de expressão, Macedo de Moraes e Ivan Machado não abriam mão de mostrar que também tinha algo a dizer naqueles tempos de imposição de silêncio e submissão ainda prolongados na Região. Hoje, seja na Gestão Pública na condição de artista ou agente cultural, Macedo e Ivan continuam influenciando as novas gerações e apostando nas novas promessas de mudança para melhor em Mesquita.

sábado, 24 de dezembro de 2011

Audiência Pública do Sistema de Cultura na Baixada Fluminense/Beto Gaspari


A comissão de Cultura da ALERJ presidida pel Deputado Robson Leite, realizou com a produção e coordenação de Ana Lucia Pardo uma Audiência Pública dos Sistemas de Cultura da Baixada Fluminense, realizada na Câmara de Vereadores de São João de Meriti. A finalidade é criar a infra mínima para garantir a institucionalidade da Cultura para cada Município. Em um momento em que se consolidam os sistemas Estadual e Federal, é fundamental lembrar que os Municípios devem criar o chamado CPF da cultura (Conselho, Plano e Fundo Municipais).

Segue aqui os links com entrevista feita com Ana Lucia Pardo, Jandira Feghali, Augusto Vargas (Sec. Cultura de Nilópolis) e Beto Gaspari (músico e agente cultural).


http://www.youtube.com/watch?v=HTj2IeCOakk&context=C3340953ADOEgsToPDskJq4Si6U2Ap9pSaORm6zU4S

http://www.youtube.com/watch?v=SdO53jLyaD4&context=C35fb94cADOEgsToPDskJVCGu11pCPUl_0xspW_hD3

http://www.youtube.com/watch?v=Z_VivzjpvvI&context=C3ccb6c7ADOEgsToPDskI97x-DOPY8aXb9K_XMi77M

http://www.youtube.com/watch?v=i9nXX79RroU&context=C3ca6d08ADOEgsToPDskJEdzJfGV1Ljc9UFf6yp8I5

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Movimento Dança, a arte que liberta


Por conta de minhas atividades de estudo e pesquisa não pude, nos últimos meses, atualizar o blog. No entanto, várias matérias estão na agulha para serem postadas. Á primeira desta retomada é em relação ao movimento que um grupo de jovens dançarinos realizam em Mesquita chamado DANÇA, A ARTE QUE LIBERTA. Liderados por Gil Wanderson, professor de dança, com a qual está envolvido a 18 anos, dezenas de jovens de várias faixas etárias se reuniram no sábado, 17 de dezembro na Pça. João Luiz do Nascimento – também conhecida como Pça. Da Telemar – onde uma mostra dos diversos grupos foi realizada. No final, uma batalha de street dance fechou o encontro, que tinha como finalidade de divulgar as diversas modalidades da dança e oferecer uma alternativa de sociabilidade, atividade física e artística. Jovens da Rocinha, Complexo do Alemão, Campo Grande e Caxias engrossaram o evento que terminaram cedo por conta das chuvas. Gil vem buscando patrocínio na iniciativa privada para dar continuidade às oficinas que acontecem em Mesquita e Nova Iguaçu.

“não realizo essas atividades sozinho. Amigos vêm de bairros do Município do Rio como  Morro do Alemão, Chapéu Mangueira e também de bairros da Zona Oeste. Rolam as oficinas e depois uma disputada batalha onde os iniciantes percebem as possibilidades da dança.” disse Gil


Segue abaixo video contendo entrevista de Gil Wandserson, cedida no dia do evento na Pça. Luiz do Nascimento, conhecida como Pça. da LELEMAR.