sábado, 23 de abril de 2011

Mesquita prepara seu Sistema Municipal de Cultura

O Sistema Nacional de Cultura preconiza que todos os Municípios interessados em receber recursos do Fundo Nacional de Cultura, devem elaborar e implementar seu Sistema Municipal. A Secretaria de Cultura de Mesquita está retomando as discussões sobre o Sistema Municipal de Cultura. As deliberações que servirão de referência, já foram dadas pelas duas Conferências Municipais já realizadas (25 a 27 de abril de 2008 e 16 e 17 de outubro de 2009), onde eu participei como consultor e diversos seguimentos da cadeia produtiva da Cultura na Cidade se fizeram presente, contribuindo significativamente para os objetivos preconizados pelo Ministério da Cultura, sociedade civil e agentes culturais de Mesquita.

Tive o privilégio de acompanhar as discussões que geraram a última edição do texto que originou o Plano Nacional de Cultura apresentado no Congresso Nacional, bem como a apresentação do texto final do Sistema Nacional de Cultura, no Salão Gustavo Capanema - FUNARTE. Agora, um ano e meio depois da última Conferência Municipal, nosso dever é acompanhar junto à Secretaria os desdobramentos, já que pretendemos entregar à nova Gestão Municipal um Município que olhe para si e goste do que vê. Essa cara que ainda está para se formar depende do nosso acompanhamento.

Segue abaixo o link do Ministério da Cultura onde é possível baixar o Manual de Elaboração do Plano Municipal de Cultura, de maneira que os Municípios se alinhem ao que preconiza o Sistema Nacional.

http://blogs.cultura.gov.br/snc/2011/01/19/guia-de-orientacoes-para-os-municipios/

Para maiores informações em relação a quantas andam a elaboração do texto, procure a Secretaria Municipal de Cultura de Mesquita: 2696-2650 ou pelo emailcultura@mesquita.rj.gov.br

Um abraço,

Ivan Machado


Nenhum comentário:

Postar um comentário