sexta-feira, 1 de abril de 2011

Mesquita e o direito a Memória

Venho mantendo contato com duas senhoras, moradoras de Mesquita desde que nasceram, que me propiciam importantes e deliciosas conversas sempre que possível. São elas Dininha Provençano e Sidorema Rodrigues, ambas nascidas logo no início dos anos trinta. Ambas filhas de imigrantes, os quais contribuíram grandemente para o desenvolvimento local, logo após o declínio do rico ciclo da laranja na Região. A primeira,filha mais nova de Vicente Provençano. Comerciante, iniciou suas atividades locais com seus fornos de carvão, graças a abundância de eucaliptos na área onde hoje temos o Bairro Vila Emil. A segunda, Filha de Manoel Rodrigues. Um artífice que, em parceria com o engenheiro Antonio Pilotto, desenvolveu as primeiras estruturas de entretenimento da cidade, como o Cine Beija-flor e posteriormente a piscina do Tênis Clube de Mesquita. Esses últimos citados foram imigrantes que preocupavam-se em reafirmar como brasileiros, mas também contribuíram significativamente com o estabelecimento de uma cultura local. A estética de suas residências é idêntica a de casas populares do início do século passado em Portugal, seu país de origem. Outra característica dessas casas é o uso de imagens dos santos de devoção de cada núcleo familiar, postadas bem à frente e acima da varanda, sempre em formato de ladrilhos pintados a mão, em sua maioria. O pesquisador e ex-presidente do Instituto Estadual do Patrimônio Cultural-INEPAC, Marcus Monteiro comenta da seguinte maneira o tema: 

No inventário [do patrimônio histórico] de Nilópolis, registramos a presença de centenas de registros de santo e painéis, tudo em azulejo, datados da década de 1930 até a atualidade. Observamos também que a grande maioria foi fixada em moradias de famílias portuguesas, não sendo isso entretanto, uma regra. Em toda a baixada, como também no subúrbio carioca, a ocorrência desses registros é muito comum e sua origem remonta ao século XVI. Foram utilizados, nos séculos XVII e XVIII nas igrejas e mosteiros, em Portugal e Brasil. No século XIX saíram de moda, sendo substituídos pelos de tipo padrão. Em princípios do século XX, ressurgem em Portugal, sendo exportados para o Brasil, e a partir da década de 1930 passam a ser fabricados aqui. Esses registos, além de demostrar a devoção do morador, serve também, segundo os fiéis, para proteger o lar dos infortúnios e das doenças. Aqui em Nilópolis, por sua beleza e significado, eles receberam um capítulo à parte na publicação que estamos elaborando. 

Outros aspectos do desenvolvimento local abordaremos mais a diante.

Ladrilho com imagem de N.S. das Graças, Padroeira de Mesquita, no mesmo padrão dos demais, encontrado nas residências mais antigas da Cidade, ocupadas por famílias portuguesas.


Acima, ladrilho com imagem de N.S. de Fátima, na Av. Manuel Duarte, próximo à linha férrea

 

“Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira..” Artigo 216 determina da Constituição de 1988 


Sabemos que Nossa Região clama pela resolução de problemas emergenciais há décadas, desde que deixamos de ser pura e simplesmente o “Recôncavo da Guanabara”, nos dando a equivocada ideia de que cultura pode ficar pra depois. De uma Região produtora de riquezas ao status de local que reúne “Cidades dormitório”, vemos uma história de abandono, preconceito e esquecimento ao longo de décadas. A exploração imobiliária foi mais um exemplo de espoliação dos bens da Baixada, da mesma forma como ocorreu com o início do Império no Brasil, traçando assim, mais um retrato 3x4 de nossa Nação, sempre vista como fonte de renda, até a exaustão de seus recursos naturais. Mesquita, último Município da Região a se emancipar de Nova Iguaçu em 1999, quase uma década após Queimados e Belford Roxo (1990) e Japeri (1991), tendo decorrido um longo tempo desde as anteriores divisões territoriais ( Caxias e Nilópolis, 1943 e 1947 respectivamente), no entanto, todos com a mesma motivação, que seria a autonomia de gestão e melhor direcionamento dos recursos para melhor atender aos anseios dos munícipes.   

Casa do Barão de Mesquita
Um contraponto: construção da piscina do Tênis Clube de Mesquita, tendo ao fundo a sede da Fazenda, a capela e o casarão dos escravos, pertencentes ao Barão de Mesquita.

Era muito comum que no final dos anos 50 os Municípios oferecerem à venda vastas áreas para loteamento, a partir do declínio do período da laranja. Há relatos de um considerável número de moradores da época que se ressentem do distanciamento daquele período em que se via dignidade entre os que aqui viviam. Desde o orgulho de ver a forma seletiva com a qual era escolhida cada tipo de laranja, as quais se envolvia com papel de seda para a exportação, até a qualidade do ensino, do lazer e da moradia que eram oferecidos aos operários da antiga “Companhia Matereaes de Construcção” que margeava toda a linha férrea no lado oposto aos dos laranjais de Mesquita. O apogeu da antiga Mutambó, bem como de todos os Municípios desta Região coincidiu com o grande número de imigrantes (portugueses em sua maioria). Graças a isso então, é possível até hoje perceber em muitos lugares uma arquitetura bem característica das classes populares daquele país, como percebemos nas chamadas “casas de quatro águas”. Essas casas são identificadas seja pela imagem do santo de devoção da família ou mesmo através dos ornamentos nas varandas, incluindo-se aí o memorial da construção desse patrimônio que é a casa própria, devidamente datada ali.

Desde que passou da condição de povoado a 5º. Distrito de Nova Iguaçu, pela lei estadual nº 1472 de 28-04-1952, Mesquita teve seus momentos de glória e declínio. Preservar a memória local deve ser uma prioridade de todos. Moradores, no sentido de socializar documentos importantes de época, do Poder Público, em dar a infra-estrutura necessária para recebimento, acondicionamento e socialização das informações e dos agentes culturais, produtores e historiadores, contribuindo com recursos técnicos entre tantas outras provocações que ofereçam às gerações futuras um o conhecimento de nosso passado e um apreço por nossa memória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário