Ao contrário do que pensam os liberais de
profissão, bem como os neófilos dessa linha de pensamento político, esse
momento de emergências, provocadas a partir da pandemia da Covid-19, vem
trazendo sérias dificultardes a grande maioria da população, a qual incluo a
classe artística. Considerada a fala
reiterada de que “o artista foi o primeiro a parar e será o últimos a retornas
a suas atividades”, cabe reafirmar a importância do Estado na definição de
estratégias de proteção social da população. Se faz necessário então promover
ações que possam efetivamente minorar os impactos sobre nossa economia, daí a
necessidade de apoio maciço tanto da população quanto da sociedade política, a
PL 1075/2020.
PORQUE VOTAR SIM NO PL 1075/2020 DE EMERGÊNCIA CULTURAL?
A cultura sempre foi importante, e agora, mais ainda. São as variadas atividades artísticas que tem nos acompanhado ao longo dos dias de isolamento social: Música. Filmes. Teatro. Oficinas de arte. Livro e leituras. Passeios virtuais pelos Museus e Centros Culturais. Arte e Cultura ao alcance das nossas mãos através do celular, do tablet, do computador, na tela de TV ou nas ondas do rádio. Mais do que em qualquer outro momento, temos uma potente produção cultural a nosso favor, neste momento da pandemia.
Por isso mesmo, faz todo sentido socorrer a categoria Cultural que também tem sido atingida pela crise provocada pelo coronavírus: Todo apoio ao PL 1075/20, com votação no Congresso Nacional dia 26/05, uma iniciativa de dezenas de Deputados Federais (autoria Benedita da Silva, relatoria Jandira Feghali, e vários co-autores), trabalhando juntos na composição do projeto de lei em favor dos agentes culturais, do produtor cultural.
É urgente dar atenção aos muitos artistas que estão impedidos de atuar no circo,na rua,no banquinho com voz e violão daquele bar,nas casas de recitais,nas tantas oficinas de arte,nos ateliês,nos palcos do teatro ou nas casas de shows, nos salões de artes plásticas,ou ali nas feiras de artesanato.
A Bancada Fluminense conta com 46 Deputada/os Federais. Vamos conversar com nossos parlamentares: É preciso abraçar a Cultura votando SIM pela Emergência Cultural, retribuindo para o artista brasileiro, os artistas e trabalhadores culturais das 92 cidades carioca-fluminense, os aplausos e reconhecimento pelo que produzem sempre, pela grande contribuição na economia e desenvolvimento do nosso mapa RJ que a Cultura promove, sempre.
Importante: temos quase 3 Bilhões no Fundo Nacional de Cultura, garantindo os recursos para cumprimento da LEI, atendendo artistas, equipamentos culturais, e também as Prefeituras, com repasse de Fundo a Fundo. A Cultura não pode parar, a Cultura importa.
Confira os nomes de Deputadas/os do nosso estado que trabalham em Brasília e placar de votos na página facebook: ForumCulturaRJ
*Cleise Campos é gonçalense, atriz bonequeira, Prof. Historia e Filosofia
Gerente Feirartes na Secretaria Municipal de Cultura do RJ, conselheira de Cultura (município carioca e conselho estadual), articuladora no Fórum de Cultura do Estado do RJ
Nenhum comentário:
Postar um comentário