quinta-feira, 15 de novembro de 2018

ALMIR COMEMORA ZUMBI 2ª EDIÇÃO



Seu Almir, dono do bar e incentivador do evento
O evento “Almir Comemora Zumbi” é um encontro de militantes do movimento negro,  artistas, produtores e agentes culturais da Baixada Fluminense, em celebração pelo Dia da Consciência Negra, que nessa segunda edição foi realizado no dia 20 de novembro, último dia do feriadão.

Os Coletivos Gestar, Caldo de Cultura, Centro de Cultura Popular da Baixada Fluminense, Fulanas de Tal e CEAP, além de aproximadamente cem pessoas, se encontraram no Bar do Almir, comerciante negro, cujos pais trabalharam nos laranjais iguaçuanos. Esses coletivos convidam a população em geral para fazer desse evento um marco na Região, focando na história e memória da população negra que sempre compôs a força de trabalho que gera desde sempre a riqueza de nosso estado fluminense.

Assim, retratar um pouco da história e da cultura que envolve o antigo Recôncavo da Guanabara é o principal objetivo desses amigos e admiradores de nossa cultura, retratada não pelos tradicionais “vultos históricos”, mas a partir de seu povo trabalhador e criativo, que encontrou um lugar de acolhimento em Nova Iguaçu, cidade que consideramos como “Cidade-Mãe da Baixada Fluminense”, desde antes das primeiras emancipações na década de 40 do Século XX.
Pinga, compositor de Bezerra da Silva, nos emocionou


O Bar do Almir, que tem cinquenta anos de tradição, fica na Rua Ione Torres Ennes, 86- Centro, Nova Iguaçu e o evento. que tem entrada franca, teve início às 11 horas. Na ocasião foi servida uma deliciosa feijoada no valor de R$ 20,00. Na versão do ano anterior o encontro contou com cerca de cem participantes, número esse que deve ser superado nessa edição.

Ewerson do Caldo de Cultura, com Geisa Ketti e seu neto Pedro
A programação contou com exibição de curta metragem, poesia, esquetes teatrais, roda de samba, exposições de arte, lançamento de livros e, para a criançada, brincadeiras infantis, contação de história e pipoca. Ainda que o evento conte com animadores e artistas voluntários, é importante observar que o cuidado com as crianças contou com a exclusiva responsabilidade dos pais.

As pessoas interessadas em ter maiores informações sobre nosso encontro, podem fazer sua reservas antecipadas com a produção evento através do watssap: 21 97980-9001.


Equipe de produção e alguns dos artistas convidados



Nenhum comentário:

Postar um comentário