sexta-feira, 20 de julho de 2012

Mesquita e a cultura que queremos para 2013


Eu como cerimonialista da II Conferência, o então presid. da comissão de cultura da ALERJ Alessandro Molon, Delmar cavalcante, Taffarel, Artur e Sonia Biana

Neste 06 de julho de 2012 teve início a corrida eleitoral nos mais de cinco mil municípios do Brasil. Aqui na Baixada Fluminense tenho acompanhado e entregue, na condição de produtor musical, um número significativo de gingles de campanha, o que tem apresentado um indicador importante. Ao perguntar aos candidatos quais os argumentos e propostas deveriam entrar nas músicas, a maioria deles pára e pensa por alguns bons minutos antes de apontar de forma minimalista a tão famosa dupla saúde e educação como mote de campanha, até que algo mais consistente surja e em muitos casas nem surge. É fato que uma música de campanha tem como principal finalidade fixar na mente do eleitos o fundamental: nome e número do candidato. No entanto, fica claro que a grande maioria sai a caça de votos sem ter efetivamente o que defender caso eleito.  A mim, cabe trazer à pauta da hora o que tem sido fonte de discussão desde o lançamento deste blog: QUEM DEFENDE A POLÍTICA MUNICIPAL DE CULTURA.

Em 19 de maio de 2008 foi protocolado e apresentado no Plenário da Câmara de Vereadores o Projeto de Lei que cria o Plano Municipal de Cultura, que garante a fluência dos bens culturais em Mesquita. Questões como a criação do Sistema de Cultura que abrange Conselho, fundo e plano municipais de cultura vêm sendo debatidos desde então, além de discussões sobre vale cultura, organização de grupos de cultura popular, inclusão digital, passando por discussões sobre direito a memória e a definição do Hino da Cidade. Alguns pontos referentes a gestão da Cultura em Mesquita constam no plano de trabalho de Samuel de Mesquita. No entanto, segue um aprofundamento no que já fui discutido nas Conferências Municipais de 2008 e 2009, bem como o que já vem desde a o encontro Cultura e Cidade, já apresentado neste blog.

CULTURA EM MESQUITA - DE ONDE ELA VEIO, PRA ONDE ELA VAI
Professor Adair Rocha, representante do MinC na II CMC Mesquita

O MinC - Ministério da Cultura em cumprimento à Emenda Constitucional nº 48 no ano de 2005, sistematizou o Plano Nacional de Cultura que estabeleceu diretrizes para as Políticas Públicas de Cultura sobre três pilares fundamentais: dimensão simbólica, dimensão cidadã e dimensão econômica. sob esses aspectos norteadores toda e qualquer ação governamental podem com clareza se aproximar da realidade local. 

Dimensão simbólica da Cultura
Neste mês de julho a UNIESCO  declarou a paisagem do Rio de janeiro como Patrimônio Cultural da humanidade. "Uma imagem vale mais que mil palavras", já se ouve desde sempre, reafirmando que algumas paisagens são diretamente associadas tanto ao povo quanto ao lugar onde vivemos. assim, a questão do meio ambiente no sentido amplo da palavra reflete muito de nossa identidade e, como ocorre com tudo que é belo, é a valorização pessoal refletida no cuidado que traz a beleza necessária para valorização da cultura local.
Um outro aspecto dessa dimensão simbólica é o que diz respeito  as expressões de grupos de Cultura Popular. existe muita divergência quanto ao conceito de cultura vinda do povo. No entanto, de um modo geral isso se reflete em tudo que se aprende, no que se ensina e no que se crê. Assim, todo ser humano é cultural e em muitos casos a cultura cria símbolos imaterias que podem ser percebidos em manifestações populares específicas dentro de uma determinada comunidade. Na Baixada Fluminense o melhor exemplo que temos é o dos grupos de Folias de Reis. Manifestação cultural de origem portuguesa que se utilizam de trechos do evangelho para contar a saga dos Reis do Oriente na busca pelo Cristo, história adornada por batuques e danças de matriz africana. É uma expressão cultural que reflete o sincretismo religioso e a forma como o povo brasileiro demonstra sua fé. No bairro da Chatuba em Mesquita onde encontramos a Folia mais antiga com 140 anos de existência, vemos inclusive os palhaços da folia inserindo passos de funk nas coreografias, o que reflete o modo particular com o qual um grupo local expressa uma linguagem global.

Dimensão cidadã da cultura
Resumidamente, entendemos como cidadania o acesso que um cidadão tem à uma vida social plena. Se uma criança cresce sem uma certidão de nascimento ou qualquer outro documento de identidade dizemos essa criança não é plenamente cidadã pois sem uma documentação mínima não se pode acessar os serviços essenciais ou exercer os direitos aos quais todo brasileiro faz jus. Cidadania cultural então compreende a plenitude do acesso  aos bens culturais que fluem no meio em que vivemos.
Muitos teóricos concordam que é o estado quem deve garantir o acesso aos bens culturais ao cidadão, exatamente por ser o poder público quem zela pelas estruturas públicas, logicamente. Quando se discutia o passe livre para estudantes da Rede Pública de ensino no Estado do Rio de Janeiro, o que estava no centro dos debates não era apenas o ir e vir da escola mas a possibilidade desse aluno poder acessar uma biblioteca, ir a um cinema ou mesmo passear, ampliando sua visão do mundo, o que não era possível sem o mínimo de condições de mobilidade devido as limitações de renda da maioria da população, o que o livre acesso aos meios de transporte poderia resolver facilmente. 
Ex-ministro Gilberto Gil diz que "o ser humano é humano por que produz cultura". No entanto os números do MinC (Ministério da Cultura) são alermantes:

No Brasil, mais de 90% dos municípios não possuem salas de cinema, teatros, museus e espaços culturais multiuso. Decorre daí o fato de que apenas 13% da população freqüentam cinema alguma vez por ano; 60% nunca assistiram a um filme em sala de exibição; 92% nunca foram a um museu; 93,4% jamais foram a uma exposição de arte. Quando se trata de leitura, também há muito que se avançar: o brasileiro lê 1,8 livros por ano, enquanto os colombianos lêem 2,4, e os franceses, 7.

Tais indicadores nos levam a acreditar que sim. É possível avançar a nível municipal, contrariando dados tão duros em relação ao acesso àquilo que é produzido tão perto de nós no que tange a produção cultural. Porém, para que os interesses coletivos sejam realmente compreendido é necessário participação popular nas ações culturais. E isso é possível através do conselho Municipal de Cultura, que é um grupo coletivo e propositivo, inclusive com a atribuição de acompanhar e determinar onde devem ser investido o orçamento da Cultura de uma Cidade, facilitando então o acesso à dita Cidadania Cultural.

Dimensão econômica da cultura
Os números apresentados no tópico anterior são a ponta oposta desta discussão sobre a dimensão econômica da cultura. Ainda que a Petrobras sozinha financie hoje mais de 80% dos projetos culturais no Brasil, vemos concentrados nas grandes metrópoles esses investimentos, sobretudo no eixo Rio/São Paulo e não é por falta de dinheiro que os artistas e produtores não acessam os recursos mas sim por falta de qualificação técnica. No ano passado, em discurso na posse de Sergio Mamberti como presidente da FUNARTE, a Senadora Ideli Salvatti apresentou números que colocavam a chamada Economia da Cultura no mesmo patamar de arrecadação do PIB que a construção civil. Para que se tenha ideia, para a montagem de uma peça teatral de médio porte são necessários iluminadores, sonotécnicos, eletricistas, carpinteiros, maquiadores, cenógrafos, músicos entre outras variantes, de acordo com cada espetáculo.    
Um município, ainda que tenha a infra necessária para a construção de um teatro, pode lançar mão de parceira com espaços privados ou até alternativos como linas de circo, caminhões adaptados ou até mesmo a praça. cabe ao poder público criar dispositivos legais que garantam a fruição de recursos financeiros de maneira transparente e participativa, como é o caso do Fundo Municipal de Cultura. Com ele, artistas, produtores ou grupos de cultura popular da cidade podem acessar recursos no formato de Micro Projetos para montagem de espetáculos, shows ou atividades de capacitação, possibilitando uma maior visibilidade do fazer artístico e consequentemente garantindo autonomia dos agentes culturais locais.

Fomento à organização social da Cultura
No último encontro do Cultura e Cidade em 2005, estava consolidada a ideia de  fóruns setoriais permanentes no campo da Cultura. em 2008 houve a separação entre Educação e Cultura em Mesquita que, em decorrência disso, realizou a I Conferência Municipal de Cultura com um caráter meramente festivo, haja visto que o evento ocorria nos primeiros meses da instalação da Secretaria. Já a II Conferência Municipal de Cultura realizada em 2009 foi de fato propositiva. Foram utilizados como referência os eixos temáticos do Encontro Nacional de Cultura daquele ano como forma de dar orientação, podendo ser adaptados os pontos municipais discutidos em grupos de trabalho. 
Daquele encontro foram tiradas algumas deliberações para serem postos em prática. São eles:
Produção Simbólica e Diversidade Cultural
1 - Buscar parcerias que invistam em tecnologia que democratize o acesso a internet a baixo custo bem como a gratuidade nos bairros de menor IDH dentro do município;
2- priorizar a criação de projetos voltados para a compreensão e fortalecimento da diversidade cultural de Mesquita e da Baixada Fluminense, considerando as várias influências existentes;
3 - Criar mecanismos de fortalecimento das ações dos movimentos de identidade culturais de forma pedagógica na rede pública de ensino no município, seja ela Municipal ou Estadual;
4 - Intensificar a proposta pedagógica de conhecimento da história da Cidade de Mesquita na grade curricular do Município;
5 - Fomento a ações culturais que conscientizem a população sobre a preservação ambiental e a paisagem urbana; 

Cultura, Cidade e Cidadania
1 - Criação do conselho municipal de cultura;
2 - Criar pólos culturais nos bairros para debates, encontros e apresentações artísticas nos moldes dos Pontos de Cultura;
3 - Garantir aos alunos da rede pública transporte para eventos culturais do município e fora dele, que possibilitem seu desenvolvimento intelectual; 
4 -  Potencializar com critérios claros a ocupação dos espaços públicos com atividades dos diversos movimentos culturais locais;

Cultura e desenvolvimento sustentável
1 - Criação de projetos que visem o desenvolvimento turístico cultural ou religioso na área de proteção ambiental (apa) de modo sustentável, mantendo o equilíbrio ecológico;
2 - Criação e implementação de lei de incentivo fiscal para comercio, prestadores de serviço e indústrias do município, no sentido de incentivar parcerias com os movimentos culturais e artísticas locais;
3 - Criar núcleo permanente municipal de assessoria técnica e administrativa em gestão cultural e capacitação para captação de recursos;
4 - Criação de programas de micro-crédito para aquisição de equipamentos, através de parcerias ou convênios com entidades financeiras, para empreendedores e/ ou movimentos culturais;

Gestão Institucional da Cultura
1 - Instituir concurso público para servidores de cultura para atuarem na área de: produção cultural, patrimônio cultural (historiador), e outros afins;
2 - Dar caráter deliberativo ao Conselho de Cultura, tornando-o o principal interlocutor entre sociedade civil e poder público no campo da Cultura;
3 - Desenvolver critérios democráticos a partir do Cadastro Cultural do Município, para seleção e participação de artistas locais nos grandes eventos da cidade;
4 - Garantir mínimo de 1% de verba orçamentária municipal para a cultura;
5 - Criação do Centro Cultural da Cidade;
6 - Constituir Editais anuais de fomento artístico-cultural.

Essas foram as deliberações dos diversos seguimentos da sociedade civil e Governo Municipal na II Conferência de Cultura em 2009, que vão de encontro aos ditames da Conferência Nacional e do Plano Nacional de Cultura. Acredito que a discussão levantada aqui possa contribuir para o encaminhamento das propostas nesta campanha eleitoral e para que se construa uma política de Cultura consistente para 2013 na cidade mais nova do Brasil e até mesmo como contribuição para os demais município da Baixada Fluminense. 

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