quinta-feira, 10 de maio de 2012

A Cultura na Copa


 MinC debate a inserção de arenas culturais na Copa 2014
Ministério da Cultura inova inserindo elementos da Cultura Popular Brasileira e manifestações artísticas regionais nas atividades paralelas à Copa 2014

Morgana Eneile em reunião do Grupo de Trabalho
Para a bola rolar nos campos dos estádios brasileiros na Copa do Mundo de Futebol, em 2014, e na Copa das Confederações, em 2013, ainda falta tempo. Para as estratégias da cultura nacional para este período, no entanto, a bola já está em jogo e nesta terça-feira, 8 de maio, teve inicio a oficina de planejamento do grupo gestor da Cultura na Copa, realizada pelo Ministério da Cultura (MinC) com a participação de representantes das 12 cidades-sede.
Na abertura do encontro, em Brasília, o secretário-executivo do MinC, Vitor Ortiz, chamou a atenção para o que vem sendo noticiado na mídia a respeito da Copa do Mundo de Futebol no Brasil. Ele citou as preocupações com infraestrutura de transporte, aeroportos e hospedagem e questionou a falta de interesse no que se refere à imagem do país em termos da Cultura e características do povo brasileiro.
“Vamos jogar de uma forma objetiva, direta e arrojada para que possamos garantir a oportunidade que esse momento vai oferecer para abrir espaço para a expressão mais genuína da diversidade cultural brasileira. Essa é uma missão junto aos governos estaduais e municipais para que a área cultural esteja atuante neste momento importante da vida brasileira”, declarou Vitor Ortiz.

Planejamento
A intenção é que ocorram encontros mensais do comitê gestor e que a cada reunião sejam avançadas as metodologias, estratégias e ações. O grupo, que reúne os gestores culturais dos estados e municípios sedes da Copa e o Ministério da Cultura, volta a se reunir em 18 e 19 de junho. O grupo gestor foi criado para discutir ações específicas da area cultural aprovados na Câmara Temática de Cultura, Educação e Ação Social.
“Não daremos fórmulas prontas, há diretrizes e eixos norteadores, mas as formas de execução serão compostas ao longo desses encontros, pois cada estado tem suas realidades e essas especificidades serão levadas em conta ao longo do processo”, disse a coordenadora do Grupo de Trabalho Copa MinC, Morgana Eneile. Agora, os estados farão reuniões locais e a intenção é que, no próximo encontro nacional, já tenham indicações de locais dentro das cidades-sede que possam abrigar as Arenas Culturais. Cada sede deverá seguir sua realidade para a escolha.

Espaços coletivos
As Arenas Culturais serão espaços coletivos de convivência e fruição imersiva de conteúdos culturais, com base em quatro focos: Brasil Diverso; Brasil Audiovisual; Brasil Criativo e Brasil das Artes. A proposta é reunir em 12 espaços simultâneos mostras e circulação da produção cultural brasileira, seja ela na gastronomia, design, moda, dança, teatro, música, dentre outras áreas.
A proposta é de que a programação das Arenas seja compartilhada e composta de 50% de atrações nacionais e 50% de atrações locais selecionadas em editais públicos, em circulação pelos espaços. “Sem dúvida, as Arenas Culturais serão espaços de promoção e difusão de nossa diversidade cultural. O turista que estiver em Manaus ou em Porto Alegre terá a oportunidade de comer acarajé, dançar catira, enfim, ter contato com as mais variadas expressões culturais de nosso país”, enfatizou Débora.
-----------------------------
fonte:
*Câmara Temática de Cultura/Copa 2014
* MinC

Nenhum comentário:

Postar um comentário