terça-feira, 8 de maio de 2012

Mesquita realiza Passeio Histórico Cultural

A Secretaria Municipal de educação do Município de Mesquita tomou uma iniciativa extremamente relevante para a preservação de nossos valores históricos. Em um roteiro dinâmico e expositivo em forma de passeio com a orientação do professor Tuna (Antonio Carlos) são apresentados pontos relevantes da História da Município. Segue abaixo o conteúdo dessa atividade.


Professor Tuna mostrando uma urna Tupi 

A secretaria de Educação tem o prazer de convidá-los para participar do III Circuito Histórico Cultural do Município de Mesquita que os levará a conhecer um pouco mais do município onde trabalham.
Durante o circuito histórico, serão visitados “lugares de memória” do município, que guardam informações importantes da história local, proporcionando uma verdadeira viagem no tempo, de volta ao desbravamento das terras dos indígenas que aqui viviam, dos portugueses que desejavam colonizá-la e dos negros africanos que contribuíram com sua mão-de-obra e inteligência para erguer a empresa colonial, início de tudo.
As aulas-passeio têm como público-alvo Professores Coordenadores Pedagógicos (PCPs) e demais docentes da rede e objetiva levar os profissionais a conhecer melhor a realidade dos seus alunos, através da história local e da interdisciplinaridade.
A primeira aula aconteceu nos do 04 de maio onde os professores visitaram a Igreja Nossa Senhora das Graças, a antiga capela da fazenda da cachoeira e a Gleba Modesto Leal, foi um sucesso! A próxima aula-passeio será no dia 22 de maio, em dois horários: de 07:30 as 11:30 e 13:30 as 17:30. Nesse dia serão visitados outros lugares do município. (programação a baixo)
Inscrições serão limitadas e feitas através do telefone: 3763-6044 / 3763-3616 (Professor Antônio Carlos) e/ou e-mail: projetoseducacao@mesquita.rj.gov.br
Será emitido certificado de 4h para os participantes.
 Na igreja N.S. das Graças - visão geral da Cidade

Os pontos de encontro/saída do ônibus serão sempre:
·    Dia 04/05 Paço municipal às 07:30 (turno da manhã) 
    e às 13:30 (turno da tarde)
·  Dia22/05 Praça da Telemar às 07:30 (turno da manhã) 
   e às 13:30 (turno da tarde)

Vídeos com partes do evento realizado no último dia 04 de maio 2012:
Quilombos na Baixada
http://www.youtube.com/watch?v=lBfWciJ2AKo
Nações indígenas
Casarão Dom Felipe e D. Eugênia
Com o professor Tuna e outras professoras da Rede Municipal


PROGRAMAÇÃO COMPLETA:
jacutinga: Genericamente chamados de “índios”, os jacutingas, fazem parte do tronco lingüístico tupi. O significado da palavra faz alusão a uma extinta ave bastante comum na região.

Casa da Laranja : Pertenceu a um austríaco que chegou aqui na década de 30 tornando-se o maior citricultor da região. Na década de 40 a produção de laranja decai e as terras são loteadas. A casa que serviu de residência para o austríaco conserva características arquitetônicas da época dos laranjais.

Olarias : Empreendimento que espalhou-se pela baixada , graças a excelente viscosidade de seu solo argiloso, no fabrico de telhas que eram despachadas para Corte e outras regiões de consumo.

Estação Ferroviária de Rocha Sobrinho  Sua construção foi iniciada em  02 de fevereiro de 1892, ligando o trecho que partindo do Rio de Janeiro ia ao encontro das margens do Rio Paraíba do Sul, para transporte do café. O transporte de passageiro foi inaugurado em 27 de julho de 1910, dentro do trecho conhecido como “Circular da Pavuna”, que obedecia em Barros Filhos, o comando da chave do desvio, paralelo aos trilhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário