Violoncelo e contrabaixo - uma confusão antiga
Sou contrabaixista há uns vinte
anos e é comum ouvir elogios ao som do “violoncelo” ao fim de uma apresentação minha.
Aos não iniciados nos conceitos básicos da música bem como aos que nunca assistiram a uma audição de um conjunto de cordas , é impossível fazer a devida analogia e diferenciação entre violoncelo e contrabaixo, exatamente pela falta de contato - visual e sonoro - com os mesmos. Neste artigo venho trabalhar exatamente
as diferenças e afinidades entre esses dois instrumentos.
O livro Instrumentos da Orquestra, de Roy Bennett, de 1985
da Editora Jorge Zahar, é muito utilizado em aulas de iniciação musica, sendo então a referência bibliográfica mais recomendada para esse
tipo de assunto exatamente por possibilitar um bom entendimento das características básicas de cada instrumento individualmente, possibilitando um bom entendimento ao leitor do que seja cada um deles.
Contrabaixo no chamado "clássico" e no popular
Eu na Sinfônica da UFRJ (já faz muito tempo)
com Pedro Portela em um bar na Pça. Mauá
Show de rap - contrabaixo com arco |
Com o maestro Iracito ao Violoncelo, na Escola Municipal de Música de Meriti. |
Orquestra Sinfônica de SJ de Meriti - Contrabaixo, Cello e violinos |
Tanto o contrabaixo quanto o
violoncelo são instrumentos construídos para utilização em orquestra. Somente a
partir do período Moderno da história é que eles substituíram a viola da gamba
e suas variantes, tão comuns até o fim da do período Medieval. Adequações foram
feitas na França, de maneira que chegassem ao formato de hoje. O contrabaixo
por exemplo, tomou esse formato menos abaloado para possibilitar os solos em
regiões menos graves do instrumento e, da mesma forma, o violoncelo tomou esse
formato para ficar um pouco mais parecido com o violino, que tem sua aparência
atual desde muito mais tempo.
Ambos os instrumentos oferecem uma ampla utilidade na música tanto gênero popular quanto no erudito. A característica particular de ambos que utilizam bem a região grave, tendo amplas aplicações na região média onde o ouvido humano trabalho utilizando a maioria dos sons do ambiente, fazem com que esses dois instrumentos musicais sejam imprescindíveis em qualquer que seja o arranjo ou composição.
Além dessas definições técnicas
de Roy Bennett, segue também uma série de vídeos que separei para ajudar a
ilustrar a aplicação desses instrumentos bem como suas possibilidades sonoras.
Contrabaixo no erudito
Rinat Ibragimov – Concerto em Ré
maior de Vanhal
Bottesini - solo
Contrabaixo popular
Ron Carter – música Blue note, de Herbie Hancock
Conjunto de contrabaixos – Vienna
2005
Violoncelo erudito
Mstislav Rostropovich-Preludio
Suite No. 1 para Cello de Bach
Kodaly Cello Solo Sonata, III
Mov, Allegro Molto Vivace: Santiago Cañón
Violoncelo popular
Jaques Morelenbaum – Pecado, de
Caetano Veloso
Yo Yo Ma – Brasileirinho
Blogs interessantes para pesquisar:
Contrabaixo
- Minha amiga Voila Marques
http://www.voilamarques.com/
Violoncelo
- Felipe Brandão
http://violoncelosdemaceio.blogspot.com.br/
* https://www.wattpad.com/story/92013608-it%27s-not-a-cello
Meu contato: ivancultural@gmail.com
UM GRANDE ABRAÇO!
muito interessante!
ResponderExcluirAgora sim sei diferenciar, rs! Obrigada!
ResponderExcluirObrigado. Ajudou muito mesmo =^]
ResponderExcluirvlw pela matéria
ResponderExcluirObrigado, Ivan. Acessei sua página apenas para tirar dúvida. Sou apenas um apreciador de música - instrumental, de preferência, mas reconheço que seu trabalho é da maior utilidade para músicos em formação ou até mesmo mal formados. E isso feito sem interesse em nenhuma recompensa é fantástico. Gostaria de agir assim, mas meu desencanto com a humanidade me faz desistir de boas ações como a sua.
ResponderExcluirMuito agradecida! Sou praticante de música, sua explicação me foi muito útil. Parabéns pelo seu trabalho.
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